O osso do calcanhar (calcâneo) desenvolve-se em duas partes. Até que o osso endureça completamente, entre os 8 e os 14 anos, ambas as partes estão unidas por uma cartilagem que é mais mole que o osso. Em certas ocasiões, a actividade enérgica ou o esforço excessivo podem provocar uma inflamação desta placa de crescimento causando dor quase sempre ao longo dos bordos do calcanhar nas crianças e adolescentes.
O diagnóstico da “doença de Sever” estabelece-se quando uma criança que participou em actividade física começa a apresentar dor localizada no calcanhar. Por vezes, o calcanhar fica ligeiramente inchado, levemente quente ao tacto e a dor tem normalmente intensidade progressiva, levando algumas crianças à necessidade de modificar a forma de apoiar o pé durante a corrida após a qual ficam a coxear.
Sendo esta uma doença de crescimento, não é grave apesar de incómoda e auto-resolve-se ao fim de alguns meses, sendo no entanto prudente que a criança reduza a intensidade da actividade física, evitando em casos extremos os movimentos que provocam dor, como saltos e corridas em superfícies agressivas.
As almofadas para o calcanhar colocadas em calçado apropriado e com um bom poder de absorção de impactos podem ser úteis, já que reduzem a pressão sobre a zona dolorosa. A utilização de analgésicos e anti-inflamatórios pode ser necessária após a avaliação de cada caso por um especialista.
Fonte: Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto
Sem comentários:
Enviar um comentário